O projeto ABC Guerreiros de Joana foi desenvolvido de 2007 a 2010, pela Associação Teatral Joana Gajuru, no bairro de Fernão Velho, em Maceió (AL). O projeto integrou a Rede Alagoana de Pontos de Cultura e contou com o financiamento do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva.

 

O Ponto de Cultura consistiu numa ação de inserção sociocultural que se utilizou do teatro de rua como instrumento de valorização e preservação do patrimônio local. Em sua sede, instalada na Vila ABC do histórico bairro, eram oferecidas aulas de teatro de rua, informática e vídeo-documentação a jovens entre12 e 24 anos. No local funcionou ainda uma biblioteca comunitária, com sala de leitura e pesquisa.

 

A missão do grupo Joana Gajuru, por meio deste projeto, foi contribuir para que o patrimônio do bairro fosse descoberto pelos jovens atendidos pelo mesmo, despertando o sentimento de preservação. Além disso, desenvolveu nesses jovens a arte do fazer teatral.

Nesses cerca de quatro anos de projeto, o grupo Joana Gajuru montou com as crianças e adolescentes do bairro os espetáculos: “Eu, Mundaú”, com direção de Ane Oliva, e “De Ponto em Ponto se Conta um Conto”, com direção de Denilson Leite e Reginaldo Meneses.

Gajuru Conta Contos: Um projeto do Ponto de Cultura da Associação Cultural Joana Gajuru em convênio com a Fundação Municipal de Cultura- Maceió/Al realizado no período de 2018 ao primeiro trimestre de 2019.


A Escola Municipal  Pompeu Sarmento foi a contemplada nessa parceria Cultura/ Educação. Durante esse período os alunos tiveram aulas de Teatro de Rua, encenaram o Espetáculo " Costume de Casa vai a Praça" na Escola e instituições da Comunidade, confeccionaram um livro de cordel com o mesmo título, assistiram espetáculos de teatro de outros parceiros e participaram com uma encenação teatral na TEIA ( grande evento de encontro dos Pontos de Cultura do Município)

cordel.png